Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prevenção de enxameação (método de “arrefecimento do ninho”)

Uma das características da Apis mellifera iberiensis é a sua propensão para a enxameação. Existem algumas formas de prevenir este fenómeno. Abrir o ninho duma colmeia é mexer no coração desta, dai a importância do maneio adequado nesta zona crucial para o bom desempenho da colonia.
A técnica de arrefecimento do ninho é muito utilizada pelos apicultores pois para além de prevenir a enxameação, ainda permite a substituição de ceras. Esta é uma técnica onde quadros com cera alveolada são colocados entre os quadros de ninho. Com isto, retarda-se a enxameação, substitui-se ceras do ninho e impulsiona-se a postura da rainha.
Aqui estão os passos básicos:
·         Ao primeiro sinal de cera branca perto do topo dos quadros de ninho é sinal que se pode começar a utilizar esta técnica de maneio.
·         Deve-se retirar um dos quadros perto do meio da câmara de criação. Este espaço deve preencher-se de abelhas dentro de cerca de cinco minutos. Se isso não acontecer, é muito cedo para introduzir este método porque não há abelhas suficientes para puxar ceras rapidamente. Espere até que a colmeia fique mais forte.
·         Supondo que o espaço vazio se enche de abelhas rapidamente, devemos devolver o quadro para a mesma posição.
·         Retire um quadro de uma das laterais (sem criação) para fora da caixa, e empurre os quadros restantes para o lado, deixando o espaço vazio perto do meio do ninho.
·         Coloque um novo quadro com cera alveolada no espaço vazio. As abelhas vão agora dirigir sua energia para a puxar a cera e preencher o ninho de criação em vez de enxamear.
Notas:
Dependendo da força da colmeia, um ou talvez dois quadros de cera alveolada pode ser adicionado à caixa de ninho. Cada quadro vazio deve ter criação de cada lado de preferência operculada.
Se todos os quadros do ninho já têm criação, deve-se colocar um destes na parte central do sobre-ninho.
Para ser bem-sucedido com este método, talvez você tenha que reabrir o ninho e adicionar novos quadros todas as semanas enquanto durar a temporada de enxameação, ou seja, requer-se um monitoramento constante.
O timing para aplicar esta técnica é muito importante. Isso deve ser feito antes do impulso enxameador começar ou é completamente ineficaz. Por outro lado, se aplicar o método muito cedo pode perturbar o normal funcionamento da criação comprometendo a vigor da colmeia.

 Quando o ninho está dividido (e de facto estará por um período de tempo) necessitará de mais abelhas para manter a criação aquecida. Uma noite fria inesperada logo após a aplicação desta técnica poderia devastar a colônia. Então, se você decidir experimentar este método de controlo de enxameação, deverá fazê-lo com cautela: Ver cuidadosamente a força da colônia e prestar muita atenção as condições climáticas.

(baseado no artigo: http://www.honeybeesuite.com/how-to-open-the-brood-nest/)

2 comentários:

  1. Olá,amigo!
    Parabéns pelo belo e importante blog!
    Aqui encontrei muitas informações sobre as abelhas Apis e a Apicultura de modo geral...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo
    Mas nada que se compare com seu blog. Um verdadeiro curso de Meliponicultura.

    Um abraço

    ResponderEliminar